A Jaguar-Land Rover Classic mostrou-nos as jóias da coroa que podem ser suas...
A Special Vehicles Operation (SVO) do Grupo Jaguar-Land Rover é um fábrica de sonhos. Está localizada na Oxford Road em Conventry, no Reino Unido, num edifício moderno e funcional com várias portas que dão acesso aos mais diversos clientes.
"Ninguém tem necessidade de um automóvel clássico, mas há muita gente que os procura", admitiu-nos Tim Hannid, o responsável da Jaguar-Land Rover Classic Works. Havendo procura, pode haver negócio e o Grupo britânico assumiu esse desafio. Em pouco tempo criou uma estrutura capaz de responder a "uma tendência que tem vindo a crescer a nível global, mas com especial incidência no norte da Europa e nos Estados Unidos", acrescentou Tim Hannid.
A Jaguar-Land Rover não ficou indiferente a esta realidade. Tinha sido pioneira na recriação de ícones do passado como o E-Type lightweight ou na continuação da história com o XK SS, tal como com a loucura da ponte entre o passado e o futuro com o velho E-Type com uma nova motorização eléctrica, uma opção que, para além de politicamente correcta, vai garantir grandes dividendos.
Mas, na fronteira entre o passado e o tal futuro politicamente correcto, os britânicos não esqueceram os clientes que querem recuperar os automóveis do passado, nem aqueles que sempre sonharam ter um veículo de outros tempos.
A Jaguar-Land Rover oferece uma alternativa mais interessante (não será certamente a mais barata). Um cliente manifesta o desejo de ser proprietário de um modelo clássico de uma das marcas. O pedido é analisado e, se for aprovado, a marca vai ao mercado à procura de um veículo com potencial para ser recuperado.
"Procuramos veículos que permitam garantir uma recuperação com cerca de 75 ou 80 por cento de peças originais", afirmou-nos um engenheiro ligado ao processo.
O preço é estabelecido e deixa de haver riscos para o comprador, aconteça o que acontecer no restauro. Se as condições do modelos forem piores do que o avaliado, a responsabilidade é da marca, se ele estiver melhor do que se pensava, o seu lucro será maior.
Qualquer modelo da Jaguar e Land Rover pode ter acesso ao "Project Reborn" e, para se ter uma ideia de custos, podemos olhar para exemplos concretos (sem impostos): um Land Rover Serie 1 de 1950, como o que guiámos, pode ter um preço de 90.000 euros, um modelo da primeira série (1970) do Range Rover pode custar 150.000 euros, mas o Jaguar E-Type, a jóia da coroa, que tem uma lista de espera de 18 meses, pode custar 330 mil euros, sem falar em opcionais como o sistema de info-entretenimento, que chega aos 13.500 euros.
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